Cicatrização de Feridas Complicadas?
Existem diversos fatores que dificultam a cicatrização de feridas em Pets, tais como: o tempo de evolução, sua extensão e profundidade, infecção, edema, uso de agentes tópicos inadequados, idade, aporte nutricional inadequado, obesidade, anemia, estresse ou depressão.
Qualquer cicatrização requer que o sangue leve oxigênio até o local da lesão, portanto quando há falta de oxigênio na ferida, ela não apenas não cicatriza, mas irá infeccionar; através da rápida entrada de bactérias, complicando ainda mais a situação.
São nesses casos, que o tratamento através da Medicina Veterinária Hiperbárica, pode fazer a diferença na recuperação do paciente; sendo adotada como terapia integrativa aos medicamentos e cirurgias.
COMO FUNCIONA?
A Medicina Veterinária Hiperbárica, assim como em humanos, se baseia na inalação de oxigênio puro, em um ambiente com pressão maior que a atmosférica. É a combinação desses dois fatores que acelera a recuperação dos tecidos lesionados.Em condições hiperbáricas, ocorre um aumento de 10 a 20 vezes na quantidade de
oxigênio dissolvido nos tecidos, e essa alta concentração, irá favorecer a vascularização (multiplicando os vasos sanguíneos e linfáticos), além de ser anti inflamatória e cicatrizante.
O tratamento é Indolor e Não Invasivo; e a grande maioria dos Pets não necessitam de sedação para realizarem as sessões de tratamento.
A Oxigenoterapia Hiperbárica é oficialmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução nº 1.457/95 como modalidade terapêutica.
A PLANET DOG CRV é a precursora desta modalidade terapêutica integrativa no Brasil desde 2014.
Comentários
Postar um comentário